O Proponente do Projeto é o Jovem Diogo Araujo Silva, que integrante do Grupo desde 2006, luta incansavelmente pela preservação da cultura caipira.
O Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo , criou a Associação Cultural Caipira Cuitelo em 2007, que busca resgatar as manifestações folclóricas e preservá-las para as novas gerações.
Hoje o Grupo conta com grande participação de jovens e crianças, que também , lutam pelo resgate das tradições Culturais.
Diogo Araujo deixa um convite a todos.
“Olá Amigos do Fandango, sexta e Sábado , 17 e 18 de julho, nós estaremos realizando uma exposição de Fotos , de instrumentos com mais de 100 anos e o nosso Documentário , na Festa Julina no KAI KAN, a partir das 19:00 horas...
Leve seus filhos e amigos e conheça o nosso trabalho no resgate de nossas culturas e Tradições”
Vale a Pena Conferir Pessoal
Meus agradecimentos ao Diogo Araújo pela material disponibilizado! E obrigado por cultivar nossas culturas caipiras.
Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo.
Representando a Cultura Caipira de
Ribeirão Grande e Capão Bonito
Programa Alma Caipira (Dani & Danilo) - Fandango de Tamanco Caipira
Entrevista exibida no dia 21/06/2015 com o Grupo de dança Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande, SP.
Entrevista exibida no dia 21/06/2015 com o Grupo de dança Fandango de Tamanco de Ribeirão Grande, SP.
A aqueles que admiram a cultuara caipira postarei uns videos abaixo.
Dia 9 de Julho, foi gravado mais uma grande reportagem para TV TEM
O Fandango vem sendo destaque nos meios de comunicação da região.
Revelando 2009
Enviado em 22 de set de 2009 por Felipe
Santos
Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo de Ribeirão Grande se apresentando no XIII Revelando São Paulo 2009 - Festival de Cultura Paulista Tradicional no Parque da Agua Branca em São Paulo
FESTIVAL DE OLIMPIA 2001 - FANDANGO DO TAMANCO.
Publicado em 4 de jul de 2014 por GILBERTO DE ANDRADE REZENDE
Publicado em 4 de jul de 2014 por GILBERTO DE ANDRADE REZENDE
FOLCLORE
GRUPO DE DANÇA
FANDANGO DE TAMANCO – 2001
DO ESTADO DE SÃO PAULO
NA CIDADE DE OLIMPIA – SP – BRASIL
DÉCADA DE 1980
Este documentário pertence ao acervo da Casa do Folclore
BREVE HISTÓRICO DO GRUPO DE FANDANGO DE TAMANCO CUITELO
O Fandango é de origem espanhola e chegou até a região do Sudoeste Paulista através dos Tropeiros, por volta de 1700. Com o passar dos anos essa dança ganhou grandes traços caipiras tornando-se uma das mais tradicionais manifestações culturais do Caboclo do Campo.
No ano de 1964 no Bairro Ferreira dos Matos, zona rural de Capão Bonito e Ribeirão Grande, foi fundado um Grupo de Fandango pelo Sr. Pedro Vilarino Ferreira,conhecido como “CUITELO”, o Grupo de Fandango na época contava inicialmente com doze integrantes, todos agricultores e moradores dos Bairros rurais. Os mesmos aprenderam a dançar com seus pais e avós, mantendo essa tradição a muitas gerações passadas.
Antigamente a dança do Fandango acontecia logo após os mutirões, que era um trabalho coletivo e gratuito, como por exemplo, uma roçada, e a noite como forma de comemoração do trabalho realizado, era oferecido o tradicional Arroz com Frango e o Fandango de Tamanco para todos os que participavam do mutirão. Essas festanças se estendiam até o amanhecer do dia.
Para a execução do Fandango é utilizado a Viola de dez cordas, Sanfona de oito baixos e o tradicional Tamanco, que é fabricado da árvore da laranjeira, madeira própria para não rachar e típica para a formação do som do sapateado.
No ano de 1964 o Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo iniciou suas apresentações pela região, começando por Itapetininga em um Festival de Folclore e desde então o grupo já marcou presença em várias cidades e eventos como: Sorocaba, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Itaóca, São Roque, São Paulo, Iguape, Campinas, São José dos Campos, Itapeva, Nova Campina, Itapetininga, Iporanga, São Miguel Arcanjo, Piedade, dentre tantas.
Em seus 50 anos de atividades, participou de 49 Edições do Festival Nacional do Folclore de Olímpia- SP, onde as apresentações sempre foram marcadas por enorme receptividade popular.
Hoje o Grupo é Formado por 32 integrantes, contando com crianças, jovens, adultos e anciãos, onde todos com grande alegria preservam esta bela tradição e compartilham experiências.
Diogo Araujo Silva
(Estudante de Ciências Sociais e Integrante do Grupo de Fandango)
Acompanhe nossos trabalhos acessando através do facebook : Fandango de Tamanco /ou e-mail: acccuitelo@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário