Fogão de Lenha.
O fogão de lenha era indispensável em todas as casas por mais simples que fosse, todos utilizavam, para cozinhar e conservar suas carnes defumando-as.
A defumação de carnes é uma arte, já utilizadas a séculos pelos nossos ancestrais, é uma forma de desidratar e conservar a carne, a fumaça realça o sabor e a coloração, tendo ainda propriedades bactericidas, aumentando a durabilidade e deixando o alimento mais saudavel.
Aqui em Ribeirão Grande, ainda se utiliza o fogão a lenha em muitas casas, parece que o tempo ainda não passou por aqui, ou que passou mas queremos preservar nosso passado bem presente em nossas vidas, pois cada vez que entro em uma casa dessas, igual a casa de D. Ildinha e do Sr Narciso no Bairro Barreiro Cabral, essa história se repete na cabeça da gente, fogão repleto de carnes defumadas, o pilão com paçoca de torresmo e o cacho de banana em cima da mesa, o café passado na hora.
”Assim eu volto a minha infância... ao anoitecer, sentado no rabo do fogão, com o lampião de querosene em cima da mesa, os mais velhos contando causo, lendas, ou rezando um terço, de vez em quando cortava se um pedaço de carne e assava na brasa, ou estourava pinhão, assava batata doce...ou quando um filho se assustava a mãe corria e assoprava três brasas uma de cada vez e orava fazendo o sinal da cruz em cima do copo d'agua e depois jogava ele dentro do copo, tirava os carvão e dava pra beber, isso era para curar o susto, ela falava”
Olha só que fartura!
Foto: Viviane
Casa da D. Ildinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário