sexta-feira, 7 de março de 2008

Ribeirão Grande


Ribeirão Grande é uma cidade recém-emancipada. Antes, foi Distrito de Capão Bonito até 31 de dezembro de 1991, quando foi aprovada sua elevação à categoria de município. A população de Capão Bonito se desenvolveu a partir de dois núcleos, o da Freguesia Velha e o do Ribeirão dos Cruzes, ambos pertencentes atualmente área do município de Ribeirão Grande. Há histórias que contam que o povoado de Ribeirão
Grande surgiu a partir da vinda de dois irmãos os Srs. Manoel e Francisco Nunes Ferreira, que ergueram suas casas as margens do rio Ribeirão, que mais tarde deu origem ao nome da cidade, por volta de 1800. Uma marca em Ribeirã Grande é o grau de parentesco dos moradores. Com o desenvolvimento foram chegando pessoas de outras localidades, e o povoado começou pouco a pouco a crescer. Em novembro de 1991, a Assembléia Legislativa aprovou projeto de Lei autorizando o Governo do Estado a criar o município de Ribeirão Grande. No dia 30 de dezembro de 1991

Ribeirão Grande localiza-se no Vale do Alto Paranapanema, na região sudoeste do Estado de São Paulo, a cerca de 230 Km da capital. O município é cercado por mata atlântica, o que corresponde a cerca de 40% de sua área territorial, onde está localizada uma das maiores jazidas de calcário da América Latina.

Além disso, Ribeirão Grande é formada por montanhas com alto relevo e grandes rios que cortam todo território. A cidade faz divisa com Capão Bonito, Guapiara, Iporanga e Eldorado.

Economia

A economia do município é baseada na atividade industrial, na agricultura, na pecuária e também no comércio.

Na área industrial destacam-se as indústrias de cimento. Já na agricultura, as culturas mais expressivas no município são: feijão, milho e tomate. Além disso, há ainda a criação de gado que contribui com a economia local e também o comércio.

Janeiro

01-Confraternização Universal

Fevereiro

Carnaval

Abril

2ª Semana - Festival da música sertaneja no bairro Mato Dentro

Maio

Festa do Milho Verde
19 – Aniversário da cidade

Junho

Festa Junina Municipal
Festa Junina no Parque Estadual Intervales
Festa de Santa Rita de Cássia no bairro dos Machados

Julho

Festa de Sant’Ana no bairro Ribeirão das Cruzes
Festa de Santo Ignácio de Loyola no Parque Estadual Intervales
Mostra de Inverno

Agosto

06- Festa do Padroeiro bom Jesus
Festival Folclórico
Festa de São Roque no bairro Capoeira Alta dos Domingues

Setembro

Festa da Primavera

Outubro

Festa do Dia das Crianças

Novembro

Festa de Santa Gertrudes no bairro Ferreira dos Matos

Dezembro

Decoração de Natal
Festa de São Silvestre no bairro Boa Vista


Nenhum comentário: