Existem vários tipos de fandangos: de chinela, tropeiro, catira e cateretê, entre outros. Mas o Fandango de Tamancos de Ribeirão Grande, que se dança usando tamanco de madeira especial para produzir som para emitirem uma rica e contagiante sonoridade é sem duvida o mais tradicional existente no brasil.
O termo Fandango designa uma série de danças populares. No encerramento de mutirões, em festas e outras ocasiões em todo o Brasil executam-se danças as mais variadas. Essa modalidade de fandangos é dançada só por homens, com seus sapateados e palmeados.
Uma reportagem feita por Marcos Paiva para seu programa de Ponta a Ponta, mostra toda a riqueza de detalhes dessa dança, a madeira especial para se fazer o tamanco, uma das reportagem mais completa feita do fandango de Ribeirão, Marcos Paiva entra no clima contagiante de nossa tradição, até mesmo arrisca uns sapateados...Obrigada, Marcos pela reportagem, e pela sua alegria e pelo carinho! Ribeirão Grande Agradece!Essa história não pode ser apagada com o tempo.
Quem ficou curioso para ver o blog de ponta a ponta
aqui vai o link, eu sempre dou uma passadinha lá...bjkss
http://temmais.com/blog/depontaaponta/?param=0509
Meus Agradecimentos
A Marcos Paiva pela liberação do vídeo.
Fonte do vídeo: De Ponta a Ponta
terça-feira, 30 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
Caminhada a Capelinha
Quando perguntamos sobre o que significa “Romaria”, encontramos que se trata de “viagem ou peregrinação religiosa a um santuário, especialmente, a que se faz por devoção”
A palavra “romaria” deriva de “Roma” por ser esta cidade centro de peregrinações cristãs, sentido que se estendeu a qualquer outra peregrinação, que não necessariamente à cidade de Roma.
Aqui em Ribeirão Grande fazemos essa romaria a Capela do Alto a 23 km da cidade, a caminhada é feita a pé, onde os romeiros se reúnem na igreja Bom Jesus, ainda de madrugada fortalecem sua fé fazendo seus pedidos ou agradecimentos e orações, Já se tornou tradição em nossa cidade, todo ano fazer essa caminhada de Ribeirão Grande a Capela do Alto, com a chegada dos devotos é realizada uma missa.
A caminhada é feita por pessoas de todas as idades, pelo caminho vai reunindo as pessoas dos bairros, contou com vários romeiros vindo de outras cidades também, “Capão Bonito e Guapiara“esteve presente nessa jornada. Os cavaleiros e motoqueiros também participam saindo mais tarde, para chegarem juntos com o pessoal que foram a pé.
Pelo trajeto os romeiros carregam uma imagem de nossa senhora, fazendo orações e cantando, em certo ponto da caminhada foi feito uma parada para tomar café, doado e servido pelos festeiros.
Após a missa as pessoas ainda tem folego e sobem uma escadaria até o cruzeiro, muitos visitam a sala dos milagres, ali está uma grande exposição de pedidos e agradecimentos pelas promessas realizadas, as paredes são repletas de fotos uma forma de pagar as promessas recebidas.
Para ver as fotos, entre no link veja as fotos sobre Ribeirão Grande!
Assinar:
Postagens (Atom)